O mês de dezembro está aqui. E como ninguém está triste que 2020 vai acabar, que ao menos a gente celebre a nossa lista dos livros mais populares de 2020 para dar uma animada.
E nada melhor do que falar de livros para subir o ânimo, né? Durante esse ano maluco de 2020, foram os livros que nos levaram em uma jornada além das nossas 4 paredes, nos consolaram e nos introduziram a várias histórias incríveis.
Fico feliz também que, apesar de que tudo tenha dado uma parada, foi um ano com várias novidades no mundo literário. Tivemos livros clássicos que voltaram com edições incríveis, novas adaptações televisivas que fizeram muito sucesso e ainda o lançamento de novas histórias dos nossos escritores favoritos.
Conheça os livros mais populares de 2020 e já aproveite para inaugurar a lista de leitura de 2021!
A volta dos clássicos literários
Duna
⭐Livro mais vendido
Autor: Frank Herbert
Páginas: 680
Duna é uma ficção científica super antiga, publicado em 1965, de Frank Herbert. O livro já é considerado a obra de ficção científica mais vendido de todos os tempos, subindo novamente a lista em 2020 agora que saiu a divulgação da nova adaptação cinematográfica da saga.
A obra de Frank Herbert foi considerado tão inovadora na época que influenciou diversos títulos da mesma categoria, assim como O Senhor dos Anéis foi na fantasia medieval. Está também na nossa lista de melhores livros de fantasia.
1984
⭐ Livro mais vendido
Autor: George Orwell
Páginas: 416
1984 é um romance distópico que, apesar de ter sido lançado no ano de 49, é considerado uma das obras mais importantes da língua inglesa.
Na sua fala sobre o totalitarismo, Orwell mostra um mundo onde todos são observados e mentiras são transformadas em verdades. A revista Galileu fala sobre 4 conceitos que podem ser aplicados à realidade atual.
100 anos de solidão
Autor: Gabriel García Márquez
Páginas: 448
Outra obra clássica, 100 anos de solidão foi escrita por Márquez em 1977 e é também considerada uma das grandes obras latino-americanas.
A Netflix também lançou recentemente a primeira adaptação audiovisual do livro, algo que o autor da obra nunca permitiu. A gravação foi feita na maior parte na Colômbia, país de Gabriel García Márquez.
Para serem lançados
Ready Player Two (Jogador nº 2)
Autor: Ernest Cline
Páginas: 384
A continuação do livro Jogador Número 1 (Ready Player One) já foi lançado nos EUA com o título Ready Player Two e já é um dos mais vendidos em importados na Amazon!
O livro que também entrou como nº 1 na lista de Bestsellers da New York Times continua com suas referências à cultura nerd e geek que amamos tanto.
Ainda entre os populares
A Garota do Lago
⭐Livro mais vendido
Autor: Charlie Donlea
Páginas: 296
Apesar de ter sido lançado 3 anos atrás, A Garota do Lago continua sendo um livro popular em 2020.
O livro é um suspense, cheio de surpresas, e tem diversas opiniões diferentes. Alguns amam, outros acham sem sal… mas uma coisa é certa: só você vai poder dizer o que acha dessa leitura.
O conto da aia
Autora: Margaret Atwood
Páginas: 368
Outra distopia muito popular, O Conto da Aia foi relançado também em 2017, mas foi originalmente publicado em 1985.
Esse título ficou ainda mais popular com a popularização da série The Handmaid’s Tale, e conta sobre um futuro onde as mulheres são divididas em categorias e não possuem quaisquer direito.
Não é uma leitura fácil, definitivamente.
Harry Potter e a Pedra Filosofal
⭐Livro mais vendido
Autora: J.K. Rowling
Páginas: 265
Acho que nem tem muito o que dizer sobre esse livro, né?
O 1º dos livros do Harry Potter é uma das obras mais lidas no Brasil, e também continua na lista de mais vendidos em fantasia contemporânea.
Harry Potter e a Pedra Filosofal conta a história de um menino órfão que mora com os tios, que não são lá muito gente boa com ele. Mas tudo muda quando ele recebe uma carta para estudar na escola de magia e descobre ser, na verdade, um bruxo muito famoso.
Adaptações populares
Todo ano as adaptações de séries e filmes fazem alguns livros entrarem na lista de mais vendidos. Em 2020, esses foram os queridinhos.
O Último Desejo (The Witcher)
⭐Livro mais vendido
Autor: Andrzej Sapkowski
Páginas: 336
A saga do Bruxo de Geralt já era famosa pelo jogo The Witcher, mas após o lançamento do seriado na Netflix foi parar na lista de mais vendidos em fantasias.
Geralt é um personagem extremamente marcante, e essa saga escrita por Andrzej Sapkowski (um escritor polonês) merece toda a popularidade que recebeu. A gente conta mais sobre O Último Desejo aqui no blog.
Anne de Green Glabes
Autoar: L. M. Montgomery
Páginas: 350
Essa obra, assim como outras aqui nessa lista, também teve publicação bem antiga.
Anne of Green Gables foi originalmente publicado em 1908, com público para todas as idades. Em 2017, lançaram o seriado da CBC e Netflix, e desde então só tenho escutado opiniões positivas sobre a história.
Se você não gostou do drama todo da série, não se preocupe. O livro é muito mais doce e tranquilo que Anne with an e. Foi realmente uma leitura encantadora, como eu falo mais no post sobre o livro Anne de Green Gables.
Lançamentos que marcaram
Não poderia faltar também alguns destaques de livros de 2020.
Coraline
⭐Livro mais vendido
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 224
Uma edição especial para um livro especial. Agora você pode ter mais uma das obras de Neil Gaiman em uma edição ilustrada, de páginas roxas e cheia de detalhes.
É digna para todos os fãs e colecionadores de obras. E se você é fã do autor, não esquece de conferir a biografia de Neil Gaiman aqui no blog.
A cantiga dos pássaros e das serpentes
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 576
Outra continuação de uma saga que está no coração de muita gente, os Jogos Vorazes!
Nesta livro A cantiga dos pássaros e das serpentes, a escritora conta a história de vida do Presidente Snow, mostrando porque ele se tornou quem ele era. O canal Omelete conta um pouco por que vale a pena ler o livro.
Sol da meia-noite
Autora: Stephenie Meyer
Páginas: 736
Para quem se sentia órfã da saga Crepúsculo, depois de muitos anos a escritora Stephenie Meyer decidiu publicar seu novo romance, Sol da meia-noite. Nele os mesmos fatos serão contados de uma perspectiva diferente, dessa vez pelo próprio do Edward, ao invés de Bella.
Amor & Sorte
Autora: Jenna Evans Welch
Páginas: 272
Nada como uma leitura curta e fofa para ler durante esse ano, não é mesmo? Ainda mais se for para conhecer a Irlanda pelos olhos da personagem principal.
Amor & Sorte, um gostoso romance sobre desilusão amorosa, é parte da trilogia do livro Amor & Gelato.
Terra Americana
Autora: Jeanine Cummins
Páginas: 416
Lançado este ano, o livro conta a história de uma família mexicana em fuga de um cartel do seu país para os Estados Unidos.
Aclamado pela crítica dos EUA e de diversos autores famosos, como Stephen King e Oprah, a obra foi criticada por apropriação cultural, já que, além da escritora não ser latina, muitas partes dos textos são estereotipados.
O Retorno
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 288
Nicholas Sparks voltou com mais um livro em 2020.
O nosso queridinho do romance, conhecido por lágrimas, vem para falar do amor e de todas as complicações que ele pode trazer.
Se você ama esse gênero, te convido para dar uma confira na nossa lista de 12 livros de romance clichê.
Cidade da Lua Crescente
Autora: Sarah J. Maas
Páginas: 896
Uma nova fantasia da escritora da série Trono de Vidro, mas agora com muito mais magia, seres mitológicos e um novo teor adulto.
Conheça também todos os livros de Sarah J. Maas.
As Provações de Apolo: A torre de Nero
Autor: Rick Riordan
Páginas: 336
Saiu também esse ano o último livro da série As Provações de Apolo, fechando a jornada de Apolo na Terra. Assim também chega ao fim a 5ª saga de Rick Riordan, o nosso querido escritor de mitologias e deuses.
Para não se confundir, não deixe de ler sobre a ordem de leitura de Percy Jackson.
Especiais em não-ficção e autodesenvolvimento
Para fechar as categorias, alguns livros de não-ficção também merecem ser listados.
Mulheres que correm com os lobos
⭐Livro mais vendido
Autora: Clarissa Pinkola Estés
Páginas: 576
Esta obra ganha o 1º lugar de mais vendidos em livros não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos.
Fala sobre a mulher e seu papel sendo modificado e domesticado com os anos, abordando mitos e lendas de contos de fadas.
Essencialismo
Autor: Greg McKeown
Páginas: 272
2020 provou que a gente não precisa de tantos itens materiais. O livro Essencialismo prova que a gente também não precisa ter tantos afazeres, pensamentos e informações ao mesmo tempo.
Que tal aproveitar para eliminar todo o desperdício do seu tempo?
O Poder do Hábito
⭐Livro mais vendido
Autor: Charles Duhigg
Páginas: 408
Você já parou de pensar em como são formados os hábitos? Tem aqueles que a gente acha produtivo, como ler todas as noites, ou aqueles que a gente nem sabe como se meteu, como ficar nas redes sociais por horas e horas.
Duhigg explica melhor, cientificamente, porque somos criaturas do hábito, e como podemos fazer para alterá-los ou criá-los do 0. Também escrevemos um resumo do livro O Poder do Hábito, caso você prefira.
E aí, vai adicionar algum livro na sua lista? Se sentiu falta de algum livro de 2020, conta aqui pra gente nos comentários 😉