Os livros do Ciclo da Herança são do gênero fantasia medieval, criados por Christopher Paolini. Até agora, a saga de Eragon possui 6 livros. Mas a série ainda não chegou ao fim: o autor já mencionou algumas continuações para os próximos anos.
Sobre a série Ciclo da Herança
Originalmente, o Ciclo da Herança era para ser apenas uma trilogia.
Após o lançamento de Eldest, entretando, Christopher Paolini percebeu que ainda havia muita história a ser contada. Por isso, em 2011, o escritor decidiu expandir a saga de Eragon para 4 livros, transformando-a em um ciclo.
A série, felizmente, não terminou por aí. Em 2018, alguns anos após o desfecho do arco de Galbatorix, em Herança, Paolini lançou um novo livro de contos. Essas histórias ofereceram um vislumbre do que aconteceu com Eragon após os eventos do último livro.
Vale lembrar que, por muito tempo, mesmo antes de 2018, o autor já havia comentado diversas vezes sua vontade de continuar escrevendo para esse grande mundo que ele criou. E, por muito tempo, eu achei que essa continuação nunca iria acontecer.
Entretanto, em 2023, o autor anunciou a continuação desse universo com o livro Murtagh. Ou seja: tudo isso para dizer que o Ciclo da Herança ainda é uma saga em andamento, mas que já possui um arco concluído.
O mundo de Eragon
Em agosto de 2024, o escritor revelou o primeiro mapa e o nome do mundo de Alagaësia: Elëa, que até então não havia sido nomeado.
O mapa mostra diversos continentes além do que já conhecemos, o que é muito promissor.
Existe também uma boa chance deste mundo fazer parte da Fractalverse, o universo de ficção científica do autor, mas isso é só especulação. Paolini ainda não confirmou nem negou essa possibilidade.
Ordem cronológica dos livros da saga de Eragon
- Eragon (2002)
- Eldest (2006)
- Brisingr (2008)
- Herança (2011)
- O Garfo, a Bruxa e o Dragão (2018)
- Murtagh (2023)
- Extra: O guia da Alagaësia de Eragon
No livro Murtagh, Paolini menciona que quer escrever pelo menos mais dois livros: um segundo volume de contos e o que seria o volume 5 que ele vislumbrou anos atrás: uma continuação da história alguns anos após Herança.
Mas é possível que mais livros cheguem por aí. Eu falo em detalhes na parte sobre os futuros livros.
1. Eragon (2002)
Páginas: 468
Idade recomendada: 12+
Eragon narra a história de um filho de fazendeiro que, por acaso, encontra uma grande joia azul na floresta.
Quando a tal joia racha durante a noite, Eragon descobre que na verdade se tratava de um ovo de dragão, uma criatura mística, poderosa e hoje rara.
Com o nascimento de Saphira, os dois criam um laço único, um laço que só existe entre um dragão e um ser humano. Porém, essa relação também o coloca em perigo, pois ele é o único cavaleiro de dragão livre. E o atual rei, que acabou com todos os cavaleiros anos atrás, com certeza não deixará ele em paz.
Apesar de algumas fraquezas em termos de escrita, a história de Eragon sempre me fascinou. A história, os personagens, o laço entre dragão e cavaleiro. Esses pontos foram o que me fizeram acompanhar a saga até o lançamento do último livro, Herança. Pra saber mais sobre a minha experiência e opinião sobre o livro, é só chegar na resenha de Eragon que escrevi.
2. Eldest (2006)
Páginas: 644
Idade recomendada: 12+
Em Eldest, além da continuação da guerra e do começo do treinamento formal de Eragon, somos apresentados a uma segunda narrativa protagonizada por seu primo, Roran.
Após a fuga de Eragon com Saphira, Roran ficou sem fazenda, sem emprego e sem poder pedir Katrina, sua amada, em casamento. Para piorar ainda mais, seres estranhos e violentos voltaram para à cidade atrás de Eragon – ou dele mesmo, o que for mais vantajoso para eles.
Embora seja um livro um pouco diferente e meu menos favorito da saga, ainda assim é uma boa continuação do Ciclo da Herança. A narrativa de Roran serve para balancear os momentos mais monótonos do treinamento do cavaleiro de dragão. Veja mais detalhes na resenha completa de Eldest.
3. Brisingr (2008)
Páginas: 708
Idade recomendada: 12+
Depois de uma batalha decisiva e importante para o futuro da guerra, está na hora de Eragon honrar todas as suas promessas. Com um começo um pouco lento, e um trecho ainda mais chato sobre a política dos anões, o livro compensa com uma série de lutas do, agora mais experiente, Martelo Forte.
Além dos protagonistas, outros aspectos da guerra são explorados. Nasuada continua sendo uma personagem incrível, enfrentando seus próprios desafios, enquanto Saphira ganha sua própria narrativa. E o final… bem, só lendo para você saber o que acontece no final. Veja mais no post sobre o livro Brisingr.
4. Herança (2011)
Páginas: 792
Idade recomendada: 12+
Herança é, enfim, o último livro da saga de Eragon. Considerando isso, podia ter metade do seu tamanho. Mas é o momento em que todos os detalhes da última batalha e suas consequências são explicadas.
Todo o tom do livro é voltado para um lugar de medo e insegurança. Afinal, Galbatorix é forte, inteligente e astuto demais. É necessário pensar em algo fora do comum, algo que ainda não foi considerado, mas que pode ser a única esperança de salvar a todos.
No geral, o livro é um bom final da saga. Se despede com certa tristeza e elegância, deixando diversas possibilidades para continuações (que falarei logo mais).
Se você não se importa com spoilers, pode ler o que achei do último livro nessa resenha de Herança.
Quantos anos Eragon tem no final da série?
De acordo com Paolini, Eragon tem em torno de 18 anos no último livro.
5. O Garfo, a Bruxa e o Dragão (contos – 2018)
Páginas: 227
Título original: The Fork, the Witch, and the Worm
Esse livro é na verdade uma junção de 3 contos, escritos por Christopher e sua irmã. É uma leitura que deve ser lida apenas pelo que ela é: não uma continuação, de fato, de Eragon, mas de uma coletânea despretensiosa.
Mesmo que se passe cronologicamente logo após a saída de Eragon de Alagaësia.
O primeiro conto, O Garfo, é sobre uma menininha que se encontra com um aventureiro (sendo ele alguém que você já conhece) e deixa várias pontas abertas para uma continuação.
O segundo conto, A Bruxa, conta um pouco mais sobre os poderes e história de Angela. Esse conto foi escrito pela própria pessoa que inspirou a personagem – irmã do escritor – e por isso é um pouco diferente dos outros.
E por último, o conto O Dragão, é uma lenda dos Urgals. Ele explica melhor sobre a raça em uma história sobre uma Urgal que precisa vingar seu pai de um dragão selvagem.
Eu conto mais o que achei dessa leitura depois de ter lido toda a saga novamente aqui nesse post sobre O Garfo, a Bruxa e o Dragão.
7. Murtagh (2023)
Páginas: 656
Lançamento: 2023
Idade recomendada: 12+
Murtagh é a nova continuação do Ciclo da Herança que os fãs esperavam, mas não acreditam que realmente ia acontecer.
O livro é uma continuação direta da saga, passando-se 1 ano após o último livro, Herança. Para quem leu o conto “O Garfo”, já sabe mais ou menos como essa história vai começar.
Como o próprio nome já diz (😂), nesse livro temos como protagonista Murtagh. Já que nos livros anteriores o personagem foi pouco desenvolvido, nas primeiras páginas o autor nos mostra suas motivações e dificuldades, além de explicar por que ele foi inimigo de Eragon e o traiu.
O início do livro busca fazer o leitor simpatizar com ele, que é exilado e odiado, mas não por culpa própria. Esse começo “mais lento” com certeza não vai agradar todo mundo, mas é algo que eu sempre gostei dos livros e também é bem típico da escrita de Paolini. Eu comento mais sobre o que achei na resenha de Murtagh.
A trama termina deixando uma grandíssima abertura para mais uma continuação. Na seção de agradecimentos, Paolini comenta sobre quais serão seus próximos livros, que eu falo mais logo abaixo 👇🏻.
8. Extra: O guia da Alagaësia de Eragon
Esse é um livro especial para fãs do universo de Eragon, lançado em 2008. É um guia interativo com informações sobre raças, línguas, locais importantes da história, botânica, animais e, claro, dragões e seus eldunari.
É um guia bem bonito mesmo, e não sei se é possível encontrá-lo à venda novo. Parece que em 2021 a Amazon disponibilizou alguns exemplares, mas hoje a venda está sob encomenda.
Nova edição ilustrada de Eragon
Para comemorar os 20 anos de Eragon, foi lançado em novembro de 2023 uma nova edição lindíssima e ilustrada do primeiro livro da saga, infelizmente apenas em inglês.
O livro possui ilustrações novas e coloridas pelo artista Sidharth Chaturvedi, que já trabalhou com Magic e Dungeons and Dragons. A edição está realmente digna de qualquer fã de fantasia, e eu queria muito que chegasse aqui no Brasil.
Vamos acompanhar se a editora Rocco, responsável pela séria aqui no Brasil.
Futuros livros sobre Alagaësia e Eragon
No fim do livro de Murtagh, Paolini comenta duas coisas interessantes:
“Com uma adaptação, ele (um tweet sobre Murtagh) formou a base para a primeira história do que se tornou O Garfo, a Bruxa e o Dragão: Contos da Alagaësia, Volume 1. (Haverá volume 2? Com certeza.)”
Posfácio de Paolini em Murtagh
Isso confirma que logo mais chega um novo volume de contos.
“Embora Murtagh atue como um registro independente neste mundo, você deve ter notado que certas linhas narrativas estão longe de uma conclusão. Isso é proposital e, embora eu não possa revelar meus planos no momento, fique tranquilo, tenho muito mais a escrever na Alagaësia (e em seus arredores).”
Posfácio de Paolini em Murtagh
O autor continua falando que o livro Murtagh não era a história que ele planejava escrever como o livro 5. Esse livro se passaria alguns anos depois e que ele ainda tem intenções de escrevê-lo.
Quem acompanha o escritor sabe que desde o lançamento de Herança, Paolini comenta sobre uma possível continuação (que é o que ele menciona que seria o livro 5 dele).
Mas ele parou com esse universo para escrever (e ter que reescrever) seu livro de ficção científica, Dormir em um mar de estrelas.
Além de tudo isso, o próprio livro “Murtagh” deixa em aberto uma continuação importante. Um inimigo maior e desconhecido que precisa ser encontrado.
Então talvez a gente tenha aí mais 3 livros relativamente programados.
Voltando em 2018, em uma série de perguntas e respostas, Paolini falou de 3 livros planejados.
“Eu tenho ao menos 3 (livros) planejados, mas eles não são continuações diretas como o livro 5 será. No fim, vai depender de por quanto tempo eu vou viver. Rs.”
Christopher Paolini
Ele comentou que gostaria de falar sobre Murtagh e Thorn futuramente, o que foi exatamente o que aconteceu agora em 2023, com o lançamento do novo livro.
Christopher também já falou várias vezes sobre um livro só para explicar a história de Angela (que teve seu conto já, afinal de contas) e as duas mulheres misteriosas que tiveram uma interação com a herbologista. Ele disse, em 2022, que saberemos mais sobre o passado dela, mas não necessariamente seu nome verdadeiro (pelo menos ainda).
Inclusive, teremos mais informações sobre Tenga, o eremita que Eragon encontra quando estava afastado de Saphira e que era o mestre de Angela.
Outra dica que Paolini já deixou é que saberíamos se Arya e Eragon, enfim, ficam juntos ou não. Ele sempre bate no ponto que os dois ainda vão viver muitos e muitos anos, e que ainda tem muita história para ser contada.
Série de Eragon pela Disney+ confirmada
Essa é uma das grandes novidades para os fãs! Os direitos autorais de Eragon estão com a Disney, e uma nova série já foi confirmada. Lembrando que a Disney acabou de lançar uma adaptação mais fiel de Percy Jackson.
Para quem não sabe, lá em 2021 rolou uma chuva no Twitter (agora X) com a hashtag #EragonRemake, o que aparentemente chamou a atenção da Disney para essa história. Porém, na época, eles desviaram do assunto culpando a pandemia.
Mas, já em julho de 2022, a Variety publicou uma notícia falando que a série vai ser realmente produzida e que terá como co-roteirista o próprio Christopher.
Em tradução: “Então, tudo que eu posso dizer é… obrigada. Obrigada a todos que leram os livros, deram suporte no Twitter e participaram desse fandom. Nada disso teria acontecido sem vocês Alagaësians.”
Outro dois pontos que ele já confirmou é que será uma adaptação live-action e que provavelmente não será focada no público adolescente.
Agora é esperar por mais notícias!
Outra adaptação do autor confirmada é do livro Dormir em um mar de estrelas, do seu universo chamado Fractalverse.
Não deixe de conferir todos os livros do autor 👇🏻
Cara, eu SEMPRE acabando acessando esse site quando procuro saber sobre quantidade de livros de uma saga, ou quando estou a procura de novas histórias e mundo para conhecer. Meu muito obrigado ao pessoal que trabalha nesse site e se dedica em ir a afundo pesquisar. Me lembro da vez que fiquei felizao de ter achado os outros livro do Fitz, sem ser a trilogia do Assassino.
Obrigada, Marcus! É incrível ler um comentário como o seu, e saber que nosso trabalho tem um impacto tão positivo. Eu e toda a equipe ficamos muito felizes em saber que o Amor por Livros tem sido a sua fonte sobre séries 💙.
Pode continuar contando com a gente para descobrir novas histórias. E, claro, se tiver mais alguma saga na cabeça que você busca um guia detalhado, é só falar. Valeu mesmo!
Amo a saga Eragon, li o primeiro em 2005, e fui lendo os próximos. Nesse final de semana (15/06/24) descobri esses outros livros. Estou relendo do começo para dar continuidade. Estou fazendo a leitura em voz alta para meus filhos também. Eles estão gostando
Aaah adorei esse relato, Katia! Eu também adoro Eragon, quem sabe um dia também poderei lê-lo da mesma forma, e assim compartilhar o amor pela leitura com a família 💙.
Tenho muita vontade de conhecer essa série, já que eu adoro fantasia. ❤️
Sou suspeita para falar sobre Eragon 💙