Antes de tudo é importante lembrar que, por mais que o título do livro fale sobre “leis espirituais”, não estou aqui para falar sobre espiritualidade ou qualquer outra doutrina religiosa.
Isso porque As Sete Leis Espirituais do Sucesso fala sobre muitos conceitos primordiais para se levar uma boa vida, e que são ensinados na maioria das filosofias, crenças e religiões mundo afora com palavras diferentes, mas que, em sua essência, tratam de coisas iguais ou semelhantes.
Dessa forma, o livro As Sete Leis Espirituais do Sucesso, vem para trazer uma perspectiva nova sobre hábitos e atitudes que aprendemos desde a infância e ao longo da vida adulta. Com ele, aprendi (novamente) algumas visões de mundo que venho compartilhar com você agora.
O tal do Sucesso
Primeiro de tudo é o conceito de sucesso para Deepak Chopra, escritor de As Sete Leis Espirituais do Sucesso. A pergunta que acompanha isso é sempre: O que é ter sucesso na vida?
Uma casa grande com carro na garagem? O emprego com um salário incrível? Eletrônicos de última geração? Fama? A conta bancária sempre cheia?
Bom, os bens materiais são apenas um dos aspectos do sucesso. A verdadeira expressão de sucesso inclui saúde, energia, entusiasmo pela vida, relacionamentos compensadores, liberdade criativa, estabilidade física, emocional, bem-estar e paz de espírito.
Tudo começa com Consciência
E não falo isso de forma clichê: “Tome atitudes de forma consciente”. Mas porque ter consciência sobre as coisas envolve toda a dinâmica da vida como ela é.
Mas no livro, a consciência é como potencialidade pura. Nela estão ancorados os conceitos de intenção e desejo, causa e efeito, doação e até mesmo o desapego. Por que isso? “A palavra ‘consciência’ implica em energia e informação tão vivas quanto o pensamento.”
Estar conscientemente alerta para todas as escolhas que fazemos a todo momento é a melhor maneira de tirar do campo inconsciente as reações automáticas que pessoas e circunstâncias disparam em nós. Porque uma reação automática é fruto do inconsciente.
Mas tudo na vida é sempre uma escolha, as coisas não são simplesmente automáticas ou robóticas. “Quanto mais escolhas você fizer no nível da percepção consciente, mais corretas e espontâneas elas serão”.
Para Deepak Chopra, parar e observar as escolhas no momento em que elas ocorrem, muda o aspecto de inconsciência. E transforma o comportamento em uma ação correta espontânea: o momento certo. Gerando aquela sensação de estar no lugar certo e na hora certa.
Além disso, ter ações conscientes muda o conteúdo informativo que pode influenciar nas coisas manifestadas na vida – tudo aquilo que você deseja e se realiza. Afinal, estar conscientemente alerta é ter atenção e intenção. A atenção num objetivo almejado faz você manter a serenidade e o comprometimento.
“A intenção é o poder que move o desejo.”
O campo da consciência e potencialidade pura também é o campo da criatividade e do conhecimento. Para criar é preciso conhecer a si, é no conhecer-se que reside a capacidade de realização. A realização dos objetivos e do sucesso.
O momento presente é precioso
Em As Sete Leis Espirituais do Sucesso, aprendi que por mais que o nosso objetivo esteja no futuro, a atenção deve estar no presente, pois o futuro é criado no presente. Viver o momento presente conectado com a consciência, é entender que este momento é como deve ser.
“Se você observar a natureza, verá que ela despende o mínimo esforço em seu funcionamento.” E isso é sobre aceitação do momento presente. Quando você luta contra, está lutando contra toda a natureza do ser. Aceitando as circunstâncias do momento presente, te dá a capacidade de uma resposta criativa sem resistência.
Além do mínimo esforço e aceitação, observar a natureza e o momento presente nos faz refletir sobre o poder do silêncio. No livro, Deepak Chopra explica perfeitamente: “Praticar o silêncio significa assumir o compromisso de reservar uma certa quantidade de tempo para simplesmente ser”.
Simplesmente ser o que é da sua natureza em completa aceitação, livre de julgamentos.
Para entrar em contato com a abundância e a riqueza da natureza (ou universo, se preferir) é preciso superar a turbulência do diálogo interno através do não julgamento.
Isso se consegue com a meditação, como indicado por Deepak Chopra, mas se essa não é uma prática confortável para você, ele também sugere apenas observar a natureza em silêncio. Sem muita pretensão, sem muito objetivo além do simples fato de observar a inteligência que há nas coisas vivas.
Tudo o que divide, multiplica
Esse conceito vem da compreensão de que a maneira mais fácil de obter o que se quer é ajudando os outros a conseguir o que querem, pois quando você oferece aos outros, muito mais virá até você espontaneamente.
O ato de doar é muito valioso quando a intenção por trás é do prazer de simplesmente dar. E as formas mais poderosas de dar são imateriais.
Tome a decisão de oferecer carinho, afeto, atenção às pessoas ao seu redor. Quando você encontrar alguém, deseje felicidades, contentamento. Esses presentes silenciosos são poderosos.
É possível desapegar
Por mais que pareça contraditório, para conseguir qualquer coisa é preciso desistir do apego a ela. Isso porque o apego nos leva para um local já conhecido, uma segurança, uma certeza. Mas o conhecido é o que está no nosso passado.
Em As Sete Leis Espirituais do Sucesso entendi que para alcançar um objetivo, existem inúmeras possibilidades. Nelas é possível reavaliar sempre o caminho que você escolheu traçar.
“Sem a incerteza e o desconhecido, a vida é apenas a repetição viciada de memórias velhas.”
Opinião sobre As Sete Leis Espirituais do Sucesso
O livro é bastante leve e fluido de ler, é direto ao ponto e sem enrolação. Além de ser super curtinho – o que deixa a leitura bem natural.
Uma por uma são apresentadas as sete leis e são explicadas individualmente com mais profundidade. Deepak Chopra dá sugestões de aplicação na sua rotina e um resumo no final de cada capítulo.
As Sete Leis Espirituais do Sucesso têm base na cultura indiana por conta do autor, mas não carregam doutrina nenhuma – o que facilita a identificação. Acredito que trazer os ensinamentos para a sua realidade individual é o objetivo que Deepak Chopra quer transmitir. E mesmo sem nenhum esforço, já é possível colocar em prática várias coisas diariamente.
O que achou de As Sete Leis Espirituais do Sucesso? É um livro para colocar na lista!
Um livro que você pode gostar é “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle. Ele aborda conceitos de espiritualidade e consciência que podem complementar e ampliar os princípios apresentados em As Sete Leis Espirituais do Sucesso.
s2
Adorei a indicação! Está na minha lista para próximas leituras.