Nós já lemos e relemos os livros O Nome do Vento, O Temor do Sábio e até já acompanhamos a história da menina Auri, em A Música do Silêncio.
Agora, tudo que queremos saber é quando finalmente teremos a história de A Crônica do Matador do Rei: Terceiro Dia.
Infelizmente o lançamento do próximo livro 3 ainda não tem data definida, mas levantamos diversas informações sobre a edição e separamos para você em um único post.
Confira as novidades que o autor Patrick Rothfuss já nos deu o gostinho de saber:
O que sabemos sobre o livro The Doors of Stone – As Portas de Pedra
Os fãs podem ter certeza de duas coisas: o nome de A Crônica do Matador do Rei Dia 3 será The Doors of Stone (As Portas de Pedra, em português) e esse será realmente o último livro sobre a história de Kvothe.
Rothfuss já comentou que, apesar de esse ser o fim da história do personagem, teremos muitas outras que se passam no mesmo universo criado por ele. Inclusive, os direitos autorais da crônica até foram comprados pela Lionsgate, mas no momento os projetos foram parados.
Em termos de número de páginas, o autor indica que o livro 3 deverá ser do mesmo tamanho ou menor comparado ao segundo livro. Até porque O Temor do Sábio já tem o número máximo de páginas que um livro físico pode ter.
Então, não, o livro final não será repartido.
A parte mais polêmica é a data de lançamento: em 2014 Rothfuss comentou que The Doors of Stone provavelmente só seria lançado em 2015. Já em 2018, o mesmo foi dito a respeito de uma possível publicação em 2019. Alguns sites, como a Amazon, indicavam a data 08 de julho de 2021. Mas nada se concretizou até agora.
Recentemente Pat até jogou um verde lá no Twitter…
Mas algumas novidades estão saindo aos poucos, como o prólogo do livro.
O prólogo do The Doors of Stone
Outra informação que Pat Rothfuss liberou recentemente, em dezembro de 2021, foi a leitura do prólogo do terceiro livro. Confira a leitura no Youtube pelo próprio autor:
Não diz muito, mas é algo, né? E outro capítulo, sem spoilers, também foi prometido, mas até agora não tivemos nenhuma novidade.
O andamento da criação do livro 3
Antes de falarmos sobre o futuro de A Crônica do Matador do Rei, precisamos falar sobre o passado.
A Crônica do Matador do Rei na verdade foi escrita como um livro único que o autor chamava de “O Livro” por volta de 1994 a 1998.
Isso quer dizer que a história de As Portas de Pedra já existe há muito, muito tempo.
Patrick explica que o que aconteceu foi que, assim que ele conseguiu um agente para a publicação do primeiro livro, ele passou os próximos 4 anos apenas revisando e alterando trechos de O Nome do Vento. Sem tocar nos livros seguintes.
Então, além de sua própria escrita já ter mudado muito nos últimos 23 anos, essas alterações deixaram diversas falhas no enredo de forma geral.
Em uma entrevista online, Rothfuss responde que está em uma fase de intensa revisão da narrativa. A ideia não é “corrigir vírgulas”, mas garantir que não haja nenhum furo na história de A Crônica do Matador do Rei. Diversos aspectos do mundo estão sendo criados e recriados para que tudo se encaixe perfeitamente no final do livro 3.
Em seu blog, Patrick publicou uma lista das revisões que ele fez em apenas um dia:
- Mudar os xingamentos para ficarem mais apropriados à cultura dos personagens;
- Olhar quantas vezes que a palavra bustle (alvoroço) e vague (vago) foram utilizadas e garantir que não está repetitivo;
- Retirar 20 repetições da palavra ‘vague’ do livro;
- Trocar o ponto de vista de alguma cena e acabar desistindo;
- Adicionar parágrafo sobre os Mews;
- Mudar o nome de uma criatura mística para ficar mais sonoro;
- Reduzir parágrafos;
- Deixar algumas cenas um pouco mais rápidas;
- Incrementar algumas cenas para deixá-las mais dramáticas;
- Mover um capítulo de lugar;
- E mais…
Ele comenta ainda que todos esses itens são revisões importantes para tornar o livro o mais conciso e perfeito possível.
Tudo que está no livro tem um propósito. Toda cena é única. Cada pedaço de descrição precisa valer a pena ser lida.
Patrick Rothfuss
Nova novella anunciada sobre Bast
Assim como Auri, Bast recebeu um livro sobre ele.
Para quem já havia lido o conto A Árvore Reluzente, incluído no livro O Príncipe de Westeros e Outras Histórias, essa é uma versão melhorada e maior daquele texto!
O livro, ilustrado por Nate Taylor, se chama O Estreito Caminho Entre Desejos e será publicado no Brasil em março de 2024. Ele é mais longo que A Música do Silêncio e tem mais de 30 ilustrações na versão em inglês.
📌 O livro já está à venda na Amazon
O comprometimento de Patrick Rothfuss
O perfeccionismo do escritor é percebido em diversas áreas. Patrick Rothfuss é altamente aplicado com tudo que envolve A Crônica do Matador do Rei, desde a venda dos direitos até a Edição especial de 10 Anos, que até já saiu aqui no Brasil (link da Amazon). Nada relacionado à sua criação é vendido sem que ele verifique sua qualidade e lealdade aos fãs.
O escritor também sofre muita pressão psicológica pelos anos de espera. Ele comenta que se sente extremamente culpado pela demora do lançamento do terceiro livro. Inclusive, ele passou por alguns problemas de saúde física e mental, mas agora está tentando ter uma vida mais saudável.
Com certeza Rothfuss tem uma genuína preocupação com o legado que deixou – mas o tempo que isso consome é um grande obstáculo para a finalização tão aguardada do livro 3.
O que ler enquanto esperamos
Já que o lançamento do livro 3 ainda irá demorar, aproveite para conferir alguns livros com histórias já finalizadas:
Não perca nenhuma novidade!
Quer saber sobre todas as novidades do mundo literário? Se inscreva na newsletter do blog e receba todas as notícias quinzenalmente no seu e-mail:
E pensar que eu eu era solteiro, estava no ensino médio e nem trabalho tinha quando terminei o temor do sábio. Já me formei na faculdade, trabalho, casei, tenho uma filha e nada do terceiro livro kkkk.
Falta pouco para poder falar “no meu tempo, eu li O Nome do Vento e ele não tinha final” hahahhahaha.
mesma situação kkkk
Eu com minha cara de palhaço lendo os comentário de anos atrás.
Eu lendo um comentário de anos atras sobre ler comentários de anos atras
Eu lendo comentários de anos atrás aguardando ansiosamente o 3º livro =(
Quero ver meu chefe esperar tanto tempo assim por alguma coisa….
Pra mim ele perdeu o “timing” de lançar esse livro, ja nem lembro mais dos detalhes dos 2 primeiros livros….
O pior é depois de esperar tanto, eu espero a perfeição, expectativas muito altas.
Ele deve está sofrendo para amarrar tudo.
Sim, isso é verdade :/
Há algum tempo, Rothfuss entregou o livro à editora, que o devolveu por “má qualidade”. Não sei exatamente o que foi, mas solicitaram que fosse “melhorado”, por não estar no mesmo nível dos livros anteriores. A pressão faz isso, caros coleguinhas. Fica aquela demanda por finalizar a narrativa, mas nem sempre o escritor tem capacidade para aguentar a verdadeira invasão à sua vida e à sua mente, gerando questionamentos das mais variadas naturezas. Na época da escrita automática e dos bots criadores de conteúdo, fazer arte é algo um tanto anacrônico. Chega a um ponto que a perda da sanidade pode ser um perigo, sim. Espero que Rothfuss se recupere e escreva pela única razão que vale a pena: o prazer. Enquanto estiver se divertindo com a escrita, o trabalho vale a pena.
O problema foi ele ter dito que já tinha o livro todo escrito antes mesmo de publicar o primeiro. Mas você tem razão, arte (verdadeira) é uma coisa complicada. As vezes saem obras primas feitas às pressas e as vezes precisam de muito muito tempo.
Na última live dele, Rothfuss comenta que ele não sabia escrever bem quando começou A Crônica do Matador do Rei. Fora ele ter passado 4 anos apenas revisando O Nome do Vento e alterado várias coisas, o último livro realmente não estava na mesma qualidade dos livros anteriores.
Imagino o quão difícil deve ser revisar uma história que você já escreveu e correlacionar todos os acontecimentos com os livros anteriores. Ainda mais com as cobranças que a gente sabe que ele receberia se deixasse qualquer furo na história.
Ainda bem que comecei a ler essa semana quem sabe até 2024 ele termina o terceiro livro o suspense da espera au aumenta o prazer do encontro mais nesse caso seria no suspense da espera se esquece o prazer do encontro ….
Não sei onde eu li (em inglês) onde dizia que o lançamento agora já está realmente definido.. Para 2027! Sério, nem é zoação.. Li isso mesmo..
Na Amazon, o lançamento do livro está para 2027, mas isso (uma data determinada) já aconteceu antes e não deu em nada (especificamente em 2021).
Enquanto não sair nenhuma data do próprio Rothfuss, vou continuar considerando como apenas especulação.
Como diria o Pica-Pau e la vamos nós.. par amais um ano…
Todo mundo sabe que kvothe é irmão de melodias entao por isso que Rothfuss está demorando para poder encaixar meliodas na série é muito complexo gente então tenham paciência ele vai conseguir, vamos levantar as mãos nesse momento e enviar um pouco de nossa energia, para que o pequeno garfanhoto consiga reunir energia suficiente e terminar o trabalho.
Todos aqui levantando as mãos para o mestre Patrick Rothfuss!
E que esse livro chegue em 2020 😛
🙏😄
Eu, como amante da obra, na minha opinião, toda essa demora irá contribuir para que seja a história mais épica já criada, pela tragetória do livro, eu amo tanto que meu cachorro se chamava Kvothe, infelizmente faleceu.
Espero que seja pelo menos um livro de 1.500 páginas. Esperando ansiosamente.
Olha, ao ler estas informações eu estou me questionando se já li o livro 2… vou ser obrigado a ler novamente os livros pra ter certeza HAHAHA.
E é “engraçado” saber que o autor de uma saga fantástica tem problemas como todos nós, é aquilo de que cada um está lutando as suas próprias batalhas…
Quem sabe vou ler o 3º livro junto com meu filho, já tem 3 anos, logo estará lendo também haha ♥
Eu sinceramente espero que não 🤣. Imagina ter que esperar mais 10 anos, scorrooo!
O terceiro livro é mais LENDA que o próprio Kvothe!
Será que mês que vem sai o livro do Bast pelo menos? Por que o terceiro dia, nem sombra dele ainda eu vejo.
Vai sair, sim! O livro do Bast já está disponível para pré-venda na Amazon 🙂 (versão digital ou física)
Acabei de ler pela terceira vez os outros so para ficar com a historia na cabeça, esperando o terceiro livro …
o certo e fazer um boicote em seus lançamentos., um autor que não respeita seus fãs., 10anos para lançar o 3 livro da série., uma decepção… como autor.
E chegamos já nos meses finais de 2021 e nem data estimada o autor publicou ainda. Lendo esse último comentário, onde especulavam desde 2018 um lançamento tardio, eu até que fico feliz por ler recém agora os dois livros.
Sim, infelizmente continuamos com 0 expectativas do lançamento do livro e nem sinal do Patrick.
meu sonho é acordar e sabe que esse livro foi publicado eu pago ate 100 reais só para sabe como vai ser o final
O final todo mundo sabe, ele se torna dono de uma taverna…
Eu como comentei em outro lugar gostei tanto que nao conseguirei esperar pela traducao, o que muita gente ainda nao considerou. Se voce esta esperando ler a traducao para portugues espere mais uns bons meses ate que ela seja finalizada. Eu te digo, nao vou aguentar. Nem que leia novamente futuramente em portugues, mas assim que for lancada e eu achar a versao digital, vai ser em ingles mesmo.
Mesma coisa senti com a Guerra dos Velhos. Sao 6 livros e so traduziram os 2 primeiros. O resto to lendo em ingles mesmo.
Já li quase todas as sagas de ficção fantásticas finalizadas e traduzidas (Inclusive as 3 indicações_, to com receio de começar Matador de reis e ter q esperar muitos anos pelo livro final…
Pedro, além desses eu indico a série do Eragon. Tem também o Meio Rei, que apesar de eu não ter lido, li muitas opiniões positivas.
Quais outros você indica para quem não quer esperar? 😀
Dá aquela agonia começar a ler uma série/trilogia e descobrir que ainda não foi finalizada. Principalmente se ela for excelente. Foi exatamente o que senti quando terminei O Temor do Sábio. :'(
No aguardo do terceiro então, neh.
No demais, parabéns pelo texto. Excelente escrita e organização. Além disso, deve dar um trabalhão encontrar e estruturar todas essas informações.
õ/
Sim! Eu evito de ler séries ainda não completas, mas eu havia comprado O Nome do Vento em uma promoção e não sabia disso 🙁 Vamos todos aguardar o terceiro!
Que bom que gostou! Deu realmente um trabalhão, mas foi muito legal poder ver todas essas informações do livro em um só lugar.
Vale lembrar, que o livro já foi enviado para os editores, e que eles devolveram ao patrick dizendo que não estava nos mesmos moldes dos outros dois livros, que precisava ser revisado. Imagino que isso também faça o livro ser épico, e a ansiedade aumenta a cada vez que sai alguma notícia. mas quanto a data, realmente não tem como dizer que será em 2018, 2019 ou 2020, porque ele nunca cumpre o que diz, normalmente vem antes do esperado.
Oi, Diego. Com certeza a ansiedade só vai aumentando a cada ano! Se tivermos o livro até 2019, já vai ser muito legal. Sabemos que a demora é porque ele realmente se preocupa com seus fãs 🙂
Ver esse comentário 6 anos depois é muito tragicômico kkk