Sol & Tormenta é o segundo livro da trilogia Sombra & Ossos, de Leigh Bardugo. Ele dá continuidade à aventura da Conjuradora do Sol, Alina Starkov, em sua busca incessante para dar um fim à Dobra de Sombras, ao reinado do temível Darkling e à guerra civil que vem destruindo seu país de dentro para fora.
O começo da história se passa algumas semanas após os eventos de Sombra & Ossos. Fugitivos em outro país após matarem o Darkling dentro da Dobra das Sombras, Alina e Maly estão fazendo de tudo para viver a vida normal pela qual sempre ansiaram.
Porém o destino não guarda nada de ordinário para a vida da Santa capaz de conjurar a luz do sol. Em pouco tempo, eles são encontrados pelo Darkling, que não apenas sobreviveu dentro da Dobra, mas usou magia obscura para ficar ainda mais poderoso. Agora, além de seu poder de sombras, ele consegue invocar criaturas malignas feitas de sombra, violentas e quase indestrutíveis: os nichevo’ya.
A bordo do navio do Darkling, ele revela seus planos: ele quer usar Maly e Alina para encontrar o próximo amplificador lendário: o Açoite do Mar, uma serpente marinha que expandirá os poderes Grisha daquele que o matar. Mas Alina não tem qualquer intenção de ajudá-lo.
“Quando as pessoas dizem impossível, geralmente querem dizer improvável.”
Sobre a trama do livro
Como mencionado na nossa lista da ordem de livros do Grishaverso, Sol & Tormenta sofre da clássica Síndrome do Segundo Livro. É uma ocorrência comum especialmente em trilogias, onde o livro do meio decai em qualidade (seja na trama, seja nos personagens) comparado ao seu predecessor e ao seu sucessor.
Mais precisamente, Sol & Tormenta sofre de uma quase ausência de trama por boa parte do livro. Alina é uma protagonista muito mais reativa do que ativa, sempre respondendo a ações feitas por outros personagens do que tomando qualquer atitude por si mesma.
Além disso, grande parte do livro gira em torno de seus dramas pessoais e românticos envolvendo Maly, o que deveria ser a última preocupação na mente dela enquanto ela se prepara física e mentalmente para enfrentar o Darkling, salvar seus amigos e seu país inteiro.
Não fosse isso suficiente, os poderes de Alina têm ficado mais fortes e mais imprevisíveis, mas isso também se torna uma preocupação secundária diante do prospecto de brigar com Maly.
“Quanto menos você disser, mais peso suas palavras terão. Não discuta. Não se dê ao trabalho de negar. Retribua insultos com risadas.”
Um ponto, certamente positivo, é que aprendemos mais sobre os Grisha, os magos do universo de Bardugo.
Vemos mais sobre o conceito de Santos e mártires, e sobre como o Apparat, um homem manipulador e misterioso (muito inspirado no personagem histórico Rasputin, do final do período imperial russo), quer fazer uso do potencial de santidade de Alina dentro da política.
São, de longe, os pontos altos do livro, com margem para ser ainda mais explorados no próximo.
Os personagens
Uma vez mais, o que salva a história de Alina é o elenco de personagens secundários.
Somos introduzidos à Nikolai, o adorado e charmoso príncipe de Ravka, segundo herdeiro do trono e gênio nas horas vagas, ansioso por fazer mais pelo seu país do que comparecer a festas e ser bonito (o que ele é, e sabe muito bem disso). Nikolai é um dos personagens favoritos do público, e nesse livro é muito fácil entender o porquê.
Além de Nikolai, temos seus guarda-costas, os gêmeos Tamar (uma guerreira feroz e hábil com seus machados) e Tolya (um rapaz sábio, aficionado por poesia, mas um guerreiro tão formidável quanto sua irmã, que é trinta segundos mais velha).
Ambos são Sangradores, Grishas capazes de parar um coração com um movimento da mão. A maestria deles em batalha, somada à dinâmica de irmãos que implicam um com o outro, mas que se amam, é muito divertida e dá um toque de personalidade quando os protagonistas falham em provê-la.
Vemos mais também de Genya, David e Zoya, além de outros personagens menores que enriquecem a experiência da leitura. Muitos que pensam em desistir neste livro, persistem sabendo que no próximo haverá mais desse delicioso e diverso elenco de personagens secundários. E essa é uma boa escolha.
Além deles, o Darkling segue sendo uma ameaça real e um personagem interessante, ainda que muito vago e pouco aprofundado além de sua maldade e incalculável idade. Visualizar o personagem com o rosto de Bem Barnes (ator que o interpreta na série) certamente ajuda muito a torná-lo mais instigante!
“O medo é um aliado poderoso – ele disse. – E leal.”
Sobre a série Shadow and Bone
A segunda temporada de Shadow and Bone lançou no dia 16 de março de 2023, quase dois anos após o lançamento da primeira temporada, que foi um dos maiores sucessos da Netflix em 2021.
Vou reiterar o que disse na resenha do primeiro livro, Sombra e Ossos. A própria autora, antes do lançamento da série, alertou que seria bem mais proveitoso assisti-la imaginando-a como uma fanfic (uma versão alternativa dos eventos do Grishaverso) do que uma adaptação fiel de seus livros.
Após a segunda temporada, essa dica se torna um lema essencial. Apesar de seguir a ideia geral dos eventos de Sol & Tormenta, a mistura da trama com eventos e personagens de outros livros (dentre eles a sequência Ruína & Ascensão, além de outros como King of Scars e Six of Crows), cria um distanciamento enorme (foco no itálico) do caminho que o livro segue.
A primeira metade da temporada cobre todo Sol & Tormenta, enquanto a segunda metade finaliza os eventos da trilogia Sombra & Ossos ao adaptar também todos os eventos de Ruína & Ascenção, com alterações significativas no final.
O excesso de tramas e subtramas envolvidas nessa temporada torna-a um tanto caótica e difícil de acompanhar se não houver atenção ou nenhum conhecimento prévio dos livros, mas ao fim do dia, é uma aventura e tanto.
Algumas alterações em personagens e arcos são, no mínimo, questionáveis e, no máximo, bizarras, mas, para mim, a maioria das mudanças causou muito mais um senso de curiosidade de “mas o que eles vão fazer com essas mudanças?” do que “que desrespeito à obra, odiei”. Reparem que eu disse maioria. Algumas alterações foram realmente muito estranhas.
Tendo tudo isso em mente, eu digo com todo meu coração que a série segue ótima! O elenco é visivelmente muito fã dos livros, e essa paixão se reflete quando momentos do livro são adaptadas palavra por palavra em tela, e mesmo quando a trama diverge dos livros, a essência de cada personagem (a espinha dorsal do Grishaverso) se mantém.
É uma aventura inesperada para quem conhece e quem desconhece os livros, o que a torna divertida e emocionante do começo ao fim. Pode-se dizer que é uma fanfic de ótima qualidade, e vê-la dessa forma tornou as cerca de oito horas de série um deleite.
O Grishaverso
O Grishaverso é o nome dado à série expandida de livros de Leigh Bardugo. Ele é composto por três séries de livros:
- Trilogia Sombra e Ossos;
- Duologia Six of Crows;
- Nikolai.
Todos estes livros compartilham os mesmos cenários e personagens, mas contam histórias distintas que podem ser lidas separadamente. Eu mesma comecei lendo o primeiro livro da trilogia Sombra e Ossos, para depois pular direto para Six of Crows, Sangue e Mentiras – que é um dos meus favoritos.
Para conhecer todos os detalhes desse universo compartilhado, conheça todos os livros do Grishaverso.
Sinopse de Sombra & Ossos
Título: Sol e Tormenta
Série: Trilogia Sombra e Ossos #2
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Planeta Minotauro
Sinopse: Na aguardada continuação de Sombra e Ossos, Alina e Maly precisam fugir das garras do Darkling após o terrível confronto na Dobra das Sombras. Apesar de finalmente ter se reunido com a pessoa mais importante de sua vida e de se ver livre do controle de Darkling e das pressões da corte, Alina está atormentada pela culpa depois dos acontecimentos na Dobra. Mas não há tempo para reflexões quando o seu principal objetivo é sobreviver. Nessa fuga frenética, em que precisa correr por sua vida e pelo destino de seu país, a Conjuradora do Sol acaba encontrando aliados – e inimigos – em figuras que nunca imaginou, como no corsário misterioso que é muito mais do que aparenta ser. Por sua vez, o Darkling está mais poderoso e determinado do que nunca. Com um novo poder assustador e extremamente perigoso, ele não irá poupar esforços para encontrar Alina e conquistar o trono de Ravka. O cerco está se fechando.