A Sombra do Corvo é uma trilogia de fantasia medieval de Anthony Ryan. É uma saga fantástica, com poderes místicos e forças ocultas, que vale a pena você conhecer mais.
Além de ser um dos melhores livros de fantasia que já li.
Navegue pelo guia sobre A Sombra do Corvo:
- Ordem dos livros de A Sombra do Corvo
- Raven’s Blade: a sequência da história de Vaelin
- A adaptação confirmada
Ordem dos livros de A Sombra do Corvo
A trilogia A Sombra do Corvo possui três livros principais e mais uma duologia chamada Raven’s Blade (A Espada do Corvo), que explico mais abaixo.
Além disso, a série conta com uma coletânea de contos chamada Songs of the Dark, ainda não traduzida.
Confira a ordem de leitura dos livros da série:
1. A Canção do Sangue
Lançamento: 2013
Páginas: 829
A Canção do Sangue foi um livro que realmente me surpreendeu.
No começo da leitura somos apresentados ao Matador do Esperança, um guerreiro condenado a um duelo mortal. Em sua viagem até o local da batalha, ele narra sua história até então, desde o dia que foi entregue pelo seu pai, ainda menino, para se tornar um irmão da sexta ordem.
Com um tipo diferente de magia, espere muita guerra e batalhas com espadas e arcos. Eu conto mais na resenha de A Canção do Sangue.
2. O Senhor da Torre
Lançamento: 2014
Páginas: 934
Diferente do seu primeiro volume, aqui não estamos mais falando da história de Vaelin al Sorna – mas de reis, rainhas, escravos, messias e guerreiros.
Conhecemos mais da princesa Lyrna, que neste volume mostra toda sua inteligência e perspicácia. Também conhecemos a guerreira Reva, treinada especialmente para conseguir matar Al Sorna.
A Sombra do Corvo não para e surpreende a cada capítulo com sua escrita vibrante, cenas de ação e muitas mudanças na história. Vem ver o que achei na resenha de O Senhor da Torre.
3. A Rainha do Fogo
Lançamento: 2015
Páginas: 1078
No fim da trilogia, está na vez de finalmente lutar contra o aliado e entender o que ele, de fato, é.
Um bom desfecho da trilogia, apesar das opiniões diversas de outros leituras. De fato o livro peca com as muitas narrativas paralelas, com cada personagem em um canto resolvendo seus dilemas, o que torna difícil acompanhar todos os acontecimentos e todos os personagens.
Mas a saga finaliza fechando todas as pontas soltas, explicando quase todos os acontecimentos e mantendo ainda o mundo aberto para novas continuações. Acabei não escrevendo uma resenha na época, mas gostei da finalização.
Extra: conto The Book Burner’s Fall
O conto The Book Burner’s Fall, que se passa 125 anos antes de A Canção de Sangue, está inclusa na antologia apenas lançado em inglês, The King Must Fall.
O livro conta inclusive com outro conto de Trudi Canavan, a autora de O Mago Negro.
Raven’s Blade: a sequência da história de Vaelin
Apesar de não ter sido publicado no Brasil, a história de A Sombra do Corvo e de Vaelin tem uma continuação direta chamada Raven’s Blade (A Espada do Corvo).
São 2 livros apenas, e dizem que segue a mesma linha do primeiro livro, A Canção do Sangue.
Os livros não possuem data prevista para chegar no Brasil e acredito que o livro não será traduzido tão cedo.
1. The Wolf’s Call (O Chamado do Lobo)
Lançamento: 2019
Páginas: 434
Sinopse traduzida: A paz nunca permanece.
Vaelin Al Sorna é uma lenda viva, seu nome conhecido por todo o Reino. Foi a sua liderança que derrubou impérios, sua lâmina que venceu duras batalhas – e seu sacrifício que derrotou um mal mais aterrorizante do que qualquer coisa que o mundo já havia visto. Ele ganhou títulos em abundância, apenas para deixar de lado sua glória por uma vida tranquila no norte do Reino.
No entanto, rumores vieram do outro lado do mar – rumores de um exército chamado Horda de Aço, liderado por um homem que acredita ser um deus. Vaelin não tem qualquer desejo de lutar em outra guerra, mas quando ele descobre que Sherin caiu nas garras da Horda, ele resolve enfrentar essa nova e poderosa ameaça.
2. The Black Song (A Canção Negra)
Lançamento: 2020
Páginas: 450
Sinopse traduzida: A Horda de Aço devastou o Reino, desencadeando uma tempestade de fogo e sangue. Agora, o líder desse poderoso exército – Kehlbrand, o senhor da guerra – volta seus olhos para os outros reinos mercantes.
Outros contos de A Sombra do Corvo
Além dos livros, o universo de A Sombra do Corvo já apareceu em outras antologias em formato de contos.
Hoje eles já foram compilados em um livro só, chamado Songs of the Dark.
Songs of the Dark (coletânea)
Esse livro é a coletânea de todos os contos já publicados de A Sombra do Corvo. Também não tem nenhum indício que será publicado no Brasil.
- A Duel of Evils
- Many Are the Dead. É uma prequel, 10 anos antes da história de A Canção do Sangue.
- The Lady of Crows
- The Lord Collector. Publicado na antologia Blackguards, da Ragnarok Publications.
Novidade: adaptação televisiva de A Sombra do Corvo
Em julho de 2022, Anthony Ryan divulgou em seu site que os direitos autorais do universo dos seus livros de A Sombra do Corvo foram comprados pela britânica Lone Wolf Pictures, parte da BBC.
A série se chamará Queen of Fire (Rainha do Fogo), apesar de ainda poder mudar de nome, e irá contar as histórias da primeira trilogia (A Sombra do Corvo), da segunda duologia (Raven’s Blade) e até dos contos (Songs of the Dark).
A produtora tem planos de adaptar o universo em múltiplas temporadas focadas nos personagens, tudo isso com a produção executiva de Anthony Ryan, Stephen McDonogh e Paul Telegdy.
Em Queen of fire, teremos a história de Lyrna, uma princesa escravizada que retorna e reina seu império, desvendando os poderosos e proibidos dons. Reva, a guerreira criada para matar Al Sorna, e “A Mulher”, uma alma cruel no corpo de uma linda mulher que tem um desejo insaciável por poder.
Não poderia faltar também na série o próprio Vaelin, o guerreiro e líder nato, e até mesmo Frentis.
“Essa é obviamente uma ótima notícia, mas eu devo enfatizar que ainda há muito caminho entre agora e a série chegando às telas.”
Anthony Ryan em seu site sobre a série
A série, que parece que vai focar mais nas histórias das protagonistas femininas, ainda deve demorar bastante para ser lançada.
Vamos acompanhando tudo por aqui 😉.
Quem é Anthony Ryan
Anthony Ryan é um escritor de fantasia e ficção científica mais conhecido pelo livro A Canção do Sangue. Nascido na Escócia, ele morou boa parte da sua vida e se formou em História Medieval em Londres, Inglaterra.
Apesar de apenas a trilogia A Sombra do Corvo ter sido traduzida para o Português, o escritor tem diversas outras sagas de fantasia e ficção científica. Aproveite e conheça também todos os livros de Anthony Ryan.
Esta trilogia, sem sombra de dúvidas, foi a melhor que já li.
Gostei muito também da trilogia ” A primeira lei ” Joe Abercrombie .
Fiquei muto feliz em saber que a saga de Vaelin continua.
Se vcs tiverem alguma indicação de leitura, dentro desta linha, por favor, me indiquem.
Muito Obrigado !
A trilogia também está entre as minhas leituras favoritas! Recomendo sempre.
Sobre as indicações, já enviei algumas para você, mas para as outras pessoas que estão buscando novas leituras como esta, eu indico: The Witcher, Crônicas do Matador do Rei, Mistborn e O Aprendiz de Assassino.