A Trilogia do Mago Negro é uma saga de fantasia publicada em 2001, na Austrália. Já no mesmo ano, o primeiro livro, O Clã dos Magos, alcançou a lista de mais vendidos no país, principalmente por falar sobre magia e uma sociedade que gira em torno dela.
Para te ajudar a decidir se vale a pena ou não ler a Trilogia do Mago Negro, eu vou contar um pouquinho mais sobre a ordem de leitura dos livros e a continuação que ainda não foi lançada no Brasil.
Ordem dos livros de A Trilogia do Mago Negro
A trilogia do Mago Negro se passa em um mundo os magos estão em uma classe social privilegiada. Apenas os filhos de nobres passam por um teste de detecção de magia, enquanto as famílias das favelas são ignoradas.
Os magos são divididos em tipos, sendo que os Negros são proibidos.
1. O Clã dos Magos
O livro O Clã dos Magos conta a história de Sonea, uma corajosa garota que vive na favela e acaba por descobrir que possui poderes mágicos semelhantes aos dos filhos das famílias abastadas.
Tudo começa quando, por raiva, Sonea lança uma pedra em uma proteção mágica e percebe que ela foi capaz de perfurar sua proteção. No entanto, seu ato um tanto acidental acerta um dos magos, desencadeando uma série de complicações.
A partir desse momento, alguns do Clã acreditando que um menino que está ao seu lado é o responsável incidente, levando ao trágico falecimento dele na mesma hora.
Diante dessa situação, Sonea se vê obrigada a fugir e se esconder, sem compreender completamente as verdadeiras intenções dos magos. Eles na verdade sabem que pessoas com poderes mágicos não treinadas representam um risco para si mesmas e para as pessoas ao seu redor, tornando-se crucial aprender a controlar seus poderes. Leia mais na resenha de O Clã dos Magos.
2. A Aprendiz
Em A Aprendiz, Sonia inicia sua educação como maga. É neste momento que aprendemos, junto com a protagonista, como a magia desse universo de Canavan funciona.
Porém, agora os desafios de Sonia são outros. Regin, seu colega, não para de atormentá-la. Mas o problema não é só com ele, de forma geral Sonia precisará ganhar a aceitação e o respeitos de seus colegas e professores, já que ela é a única moradora das favelas naquele lugar.
Já Dannyl precisa seguir os passos do Lorde Supremo e entender se ele realmente estava em busca da magia proibida. Leia a resenha de A Aprendiz.
3. O Lorde Supremo
Em O Lorde Supremo o foco do enredo está nos mistérios que envolvem Lorde Akkarin e a magia negra. Afinal, por que ela é proibida?
Ao mesmo tempo, um conflito político se aproxima, e Sonia vai precisar amadurecer e começar a tomar as próprias decisões.
O livro fecha muito bem a trilogia do Mago Negro, com diversas explicações e reviravoltas já acontecendo nas primeiras páginas. Leia a resenha de O Lorde Supremo.
A Continuação da trilogia: The Traitor Spy Trilogy (não publicada no Brasil)
Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas a história de Sonea tem uma continuação, sim! A história se passa alguns anos depois do último livro de a Trilogia do Mago Negro e tem como principal protagonista seu filho Lorkin.
Infelizmente não existe nenhuma data para o lançamento da trilogia no Brasil. Um abaixo-assinado foi criado em 2014 para que a Editora Novo Conceito fizesse a publicação, mas por enquanto a editora continua sem previsão.
4. The Ambassador’s Mission
Lançamento original: 2010
Sonea, agora uma maga negra, fica horrorizada quando seu filho, Lorkin, se voluntaria a ajudar Dannyl em seu novo cargo como Embaixador do Clã de Sachaka, um país ainda governado por magos negros cruéis.
Quando Lorkin é dado como desaparecido, Sonea fica desesperada para encontrá-lo, mas sabe que sair do Clã significa o seu exílio. Além disso, seu velho amigo Cery precisa de sua ajuda contra a guerra mortal que está sendo travada no submundo dos Ladrões.
5. The Rogue
Lançamento original: 2011
Vivendo entre os rebeldes de Sachaka, Lorkin faz o seu melhor para conseguir mais informações sobre eles e sua magia única, mas os Traidores estão relutantes em negociar seus conhecimentos pela magia da cura. Enquanto Lorkin assume que os rebeldes têm medo de revelar a sua existência ao mundo, há indícios que eles têm planos maiores.
Sonea busca pelo renegado sabendo que Cery não poderá evitar seu assassinato para sempre. Mas a influência do mago no submundo é muito maior do que ela temeu.
Em Sachaka, Dannyl perde o respeito da elite sachakana após deixar Lorkin se juntar aos traidores. Na universidade, duas aprendizes estão prestes a lembrar ao Clã que às vezes o pior inimigo se encontra dentro da própria organização.
6. The Traitor Queen
Lançamento original: 2011
Aliviada que Lorkin está voltando para casa, Sonea se prepara para conhecer os Traidores como representante do Clã. Então, más notícias chegam: O Rei de Sachaka aprisionou seu filho.
Enquanto o Rei sachakano tentar forçar Lorkin a entregar os Traidores, Dannyl questiona sua amizade com Ashaki Achati. Ele pode confiar no sachakano? De forma alguma, se Tayend estiver certo. Mas a suspeita de Tayend veio de um bom instinto policial ou de ciúmes?
Facilmente esquivando de ser capturado pelo Clã, o Renegado sabe que apenas um obstáculo está entre sua ambição de governar o submundo: Cery. Forçado a se esconder, protegido por Lilia, Cery precisa esperar que o Clã ache seu inimigo. Mas será que o Mago Negro Kallen está propositalmente falhando em sua tarefa?
O livro prequel da Trilogia do Mago Negro: The Magician’s Apprentice
The Magician’s Apprentice é um pequeno prequel da história da Trilogia do Mago Negro, 600 anos antes da história principal. De acordo com a escritora, ele não precisa ser lido antes ou depois, pois conta uma história completamente diferente.
The Magician’s Apprentice
Lançamento original: 2009
História: Na remota vila de Mandryn, Tessia trabalha como assistente de seu pai, o Curador da vila – o que é bastante frustrante para sua mãe, que preferia que ela encontrasse um marido. Apesar de saber que mulheres geralmente não são aceitas no Clã dos Curadores, Tessia está determinada a seguir os passos do pai. Mas sua vida está preste a mudar de uma forma inesperada.
Enquanto estava tratando de um paciente na residência do mago local, Lord Dakon, Tessia é forçada a lutar contra as investidas de um mago sachako e acaba usando magia instintivamente.
Agora ela se encontra de frente com um futuro completamente diferente como Aprendiz de Lord Dakon.
Minha opinião sobre a Trilogia do Mago Negro
Apesar de ter um universo bem estruturado, com bastante detalhes sobre o funcionamento da magia e da cultura de cada país, eu achei a leitura em geral bastante lenta.
Na minha opinião, a escritora Trudi Canavan, ao tentar trazer outros tópicos importantes sobre preconceito e bullying, acabou se perdendo na sua narrativa.
O último livro, onde as coisas realmente acontecem, é cheio de reviravoltas e surpresas. Ele é o que faz a leitura valer a pena. Se toda a saga tivesse sido pensado dessa forma, tenho certeza que eu teria uma opinião bem mais positiva.
O Clã dos Magos pode virar filme?
Não encontrei nenhuma fonte que afirme que haverá um filme da trilogia. Mas, apesar dos livros não terem me conquistado tanto, dá para imaginar cenas muito legais das lutas no estilo ‘Doutor Estranho’.
Com tanto livro virando filme por aí, quem sabe um dia seja a vez de Sonea estrelar novamente como protagonista.
A autora Trudi Canavan
A escritora australiana sempre foi muito ligada a arte e a escrita. Formada em artes, ela ganhava a vida como ilustradora e apenas nas horas livres escrevia a história de O Clã dos Magos.
Em 1999, Canavan ganhou o Aurealis Award por melhor conto de fantasia com o título “Whispers of the Mist Children”. Logo depois, em 2001, ela publicou seu primeiro livro – O Clã dos Magos – e foi um grande sucesso de vendas.
Outros livros de Trudi canavan
Série The Millennium’s Rule Series: A série se passa em um universo de múltiplos mundos, e claro, com magia. São 4 livros já confirmados: Thief’s Magic, Angel of Storms, Successor’s Promise (lançamento para setembro de 2017) e Maker’s Curse (lançado em 2020).
Trilogia The Age of the Five Trilogy: Os livros contam a histórias de Auraya, uma jovem sacerdotisa que chega ao cargo máximo da hierarquia religiosa do seu mundo. A trilogia é separada nos títulos Priestess of the White, Last of the Wilds e Voice of the Gods.
E você, o que achou? Já conhecia a trilogia do Mago Negro? Conta para gente nos comentários 🙂
Isso me deixou muito triste queria muito terminar o resto da saga me apaixonei pela história pelos personagens
Tem algum Editora interessada em traduzir a segunda trilogia do Mago do maga Negra
Oi, Hela! Não, por enquanto não tem nenhuma editora.
Eu discordo de vc. Pra mim o primeiro livro começa sim arrastado, mas isso só dura ate a Sonea entrar para o Clã. Dai p frente é só felicidade. O último livro está no meu top 10 de fantasias, e olha q leio muita fantasia… Essa série e demais!!
Não tem problema nenhum discordar, Iara!
O último livro eu também achei muito bom, com um ritmo intenso e várias reviravoltas, mas não senti o mesmo com os dois primeiros (O Clã dos Magos e A Aprendiz).
Se a continuação da história de Sonea for na mesma linha de O Lorde Supremo, com certeza vai valer a pena a leitura.