Trono de Vidro, ou ToG, é uma série de fantasia young adult (jovens adultos) escrito por Sarah J. Maas. Os livros foram lançados a partir de 2013 e, como você já deve saber, é um dos livros do gênero mais vendidos dos últimos anos.
A coleção já está completa, então vem conferir a ordem de leitura cronológica dos livros de Trono de Vidro.
Ordem dos livros de Trono de Vidro
Trono de Vidro é inspirado no conto de fadas de Cinderela, com o diferencial que nossa quase princesa é uma das melhores assassinas do reino, passou os últimos anos presa como escrava e agora terá a missão de caçar alguém pela sua liberdade.
Essa é a ordem dos livros de ToG:
- A Lâmina da Assassina
- Trono de Vidro
- Coroa da Meia-Noite
- Herdeira do Fogo
- Rainha das Sombras
- Império de Tempestades
- Torre do Alvorecer
- Reino de Cinzas
1. A Lâmina da Assassina (2015)
Esse não foi o primeiro livro lançado da saga, mas é uma prequel, ou seja, se passa antes de Trono de Vidro.
Com nome original de The Assassin’s Blade, A Lâmina da Assassina foi lançado em 2015 e possui 406 páginas.
Sinopse: “Em A lâmina da Assassina: Historias de Trono de Vidro conhecemos Celaena. Sua fama ultrapassa os muros de Forte da Fenda, mais brilhante que as torres do castelo de vidro, onde o usurpador governa com mão de ferro o destino de todos em Erilea.
Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Seu caminho rumo à fama estava escrito nas estrelas, sob a bênção da constelação do cervo branco, o Senhor do Norte, o mítico espírito de Terrasen. Não à toa Celaena Sardothien é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras. Assim como também o é seu estranho código de honra. Seu aguçado senso de justiça.
Única, ela foi criada nas sarjetas. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e pelo próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas? Conheça o caminho da assassina.”
2. Trono de vidro (2013)
Com nome original de Throne of Glass, Trono de Vidro foi lançado em 2013 e possui 392 páginas.
Em Adarlan, quem governa é um rei terrível.
Entre os que ele aprisionou está uma jovem de 18 anos, Calaena. Uma assassina, a melhor do reino.
Apesar da iminente sentença de morte, ela recebe uma proposta inesperada: representar o príncipe em uma competição entre assassinos.
Se ela conseguir derrotar todos eles, ela estará livre e servirá ao rei por mais alguns anos.
Mas entre essas batalhas, há algo mais sinistro no ar, algo maligno que está ali para matar.
3. Coroa da Meia-Noite (2014)
Com nome original de Crown of Midnight, Coroa da Meia-Noite foi lançado originalmente em 2014.
Sinopse: Celaena Sardothien é a nova campeã do rei. Depois de vencer a brutal competição que a livrou da escravidão das Minas de Sal de Endovier, ela se tornou a assassina real.
Agora, a protagonista tem como obrigação atravessar terra e mar em busca de inimigos do rei e fazer cumprir sua vontade. Como recompensa, recebe conforto, horas e mais horas de fartos banquetes, conselhos dados pela doce Nehemia e uma enorme quantia que lhe permite comprar luxuosos vestidos e muitos livros. Embora tenha uma queda por luxos e vestidos bonitos, Celaena se apresenta como uma liderança forte e confiante, disposta a sacrificar tudo pela pessoa que ama, mas sem deixar que esse amor a defina de forma alguma. Pois sua lealdade está longe de pertencer ao trono de vidro.
4. Herdeira do Fogo (2015)
Com nome original de Heir of Fire, Herdeira do Fogo tem 518 páginas e foi lançado originalmente em 2015.
Sinopse: Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. Chegou a hora de abraçar sua verdadeira herança e reivindicar a coroa de Terrasen. Agora é a vez do suor e das lágrimas, do sangue e do sacrifício. A justiça mais uma vez ocupará o trono do cervo branco, o Senhor do Norte.
Presa ao juramento de sangue feito a Nehemia, Celaena procura a rainha feérica Maeve para aprender os segredos da própria magia. Enquanto treina com Rowan, um príncipe que leva a jovem aos limites da exaustão física e emocional. Mas infelizmente não há tempo para ceder às suas inseguranças, a hora para dúvidas é passada, pois Celaena descobre que uma batalha de proporções épicas se avizinha. Uma que pode escravizar a terra.
Em Forte da Fenda, o príncipe Dorian também tenta entender a magia, com o auxílio da curandeira Sorscha, que rapidamente se torna mais que amiga .Mas ela também guarda um segredo, que pode colocar o príncipe herdeiro em grave perigo.
5. Rainha das Sombras (2016)
Com nome original de Queen of Shadows, Rainha das Sombras tem 644 páginas e foi lançado originalmente em 2016.
Sinopse: Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth – a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado. A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen.
Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, o general do Norte… um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia. Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados.
6. Império de Tempestades (2017)
Com nome original de Empire of Storms, Império de Tempestades tem 658 páginas e foi lançado originalmente em 2017.
Sinopse: Aelin voltará a seu trono de direito! Pelo Cervo, Senhor do Norte, ela será coroada. Mas o caminho até a coroa é longo e sinuoso. Lealdades serão corrompidas e laços, desfeitos; amigos serão perdidos e conquistados… e alianças inesperadas podem pender a balança na luta contra o Rei Sombrio.
Com o coração preso ao príncipe feérico a seu lado, e a vida e o poder jurados ao povo que está determinada a salvar, a antiga assassina mergulhará no poço da própria magia, afim de proteger os seus. Para honrar a coroa de fogo sobre sua cabeça, Aelin colocará a própria segurança em risco.
Mas conforme monstros surgem de pesadelos do passado, do interior nefasto de Morath preparados a clamar o mundo, a única salvação está numa estranha relíquia, enterrada nas ruínas de um velho pântano. O Fecho é a chave para mandar o exército valg de volta à sua dimensão…
O Rei Sombrio, senhor do medo, enviou seus Cães de Caça, os ilken, no encalço de seus inimigos. Mais que nunca, Aelin precisa de Rowan, de Dorian e de todos os aliados para conseguir descobrir a relíquia sagrada capaz de banir de seu mundo a ameaça valg e os horrores libertados em Morath. A tarefa não é fácil. Mas a herdeira de Mala tem alguns truques na manga…
7. Torre do Alvorecer (2018)
Com nome original de Tower of Dawn, Torre do Alvorecer tem 644 páginas e foi lançado originalmente em 2018.
Sinopse: Chaol Westfall sempre se definiu por sua lealdade inquebrável, sua força e sua posição como capitão da Guarda. Mas tudo isso mudou desde que o Castelo de Vidro se quebrou; seus homens foram abatidos, e o rei de Adarlan o poupou de um golpe de morte, mas deixou seu corpo quebrado.
Ele foi despedaçado emocionalmente, enlouquecendo pela culpa que sentia por decepcionar a si mesmo e a seus homens. Agora, enfraquecido se senta em uma cadeira, um recipiente para seu espírito profundamente combalido.
Sua única chance de recuperação reside nos lendários curandeiros da Torre Cesme em Antica – a fortaleza do poderoso império do continente do sul. E é para lá que ruma Chaol, acompanhado de Nesryn, a única mulher na Guarda Real e sua nova capitã, depois de ter sido nomeado Mão do Rei. Então, eles viajam para Antica, na esperança de que os lendários curandeiros da Torre Cesme curem seu corpo. Eles também esperam fazer aliados do império sul na iminente guerra.
8. Reino de Cinzas (2019)
Com nome original de Kingdom of Ash, Reino de Cinzas tem 938 páginas e foi lançado originalmente em 2019.
Sinopse: Reino de Cinzas é a conclusão épica e inesquecível da série Trono de Vidro. Aelin arriscou tudo para salvar seu povo, mas isso pode não ter sido suficiente. Capturada pela rainha sombria trancada em um caixão de ferro, Aelin luta para permanecer forte e resistir às torturas de Maeve, pois sabe que a sobrevivência de seu povo depende disso.
Embora tenha resistido por vários meses, sua determinação começa a diminuir a cada dia que passa. Em Terrasen, Aedion, Lysandra e seus aliados se esforçam para conter a ameaça iminente, porém a força dessa aliança pode não ser o suficiente para barrar as hordas de Erawan e proteger Terrasen da destruição total.
Espalhados pelo continente, Chaol, Manon e Dorian precisam correr contra o tempo para encontrar seus destinos. Toda esperança de salvação – e de um mundo melhor – encontra-se por um fio.
E do outro lado do oceano, com seus companheiros inabaláveis, Rowan luta para encontrar sua parceira e rainha capturada – antes que a perca para sempre.
A batalha final se aproxima, todos devem se reunir em Terrasen, para uma última tentativa de vencer a guerra contra Maeve, Erwan e Valg. Seus finais felizes estão à vista se eles puderem aguentar o tempo suficiente para alcançá-los.
The World of Throne of Glass
The World of Throne of Glass (O mundo de Trono de Vidro) era o novo guia oficial sobre os personagens, criaturas e todo o universo criado por Sara J. Maas.
Ele também teria novas ilustrações e uma timeline dos acontecimentos dos outros livros.
Porém o livro simplesmente sumiu do site oficial da Sarah J. Maas, deixando a entender que o projeto foi abandonado.
Perguntas frequentes sobre a série Trono de Vidro
A saga completa tem 8 livros, e de acordo com a própria autora, não haverá mais livros no futuro.
Se você está se perguntando sobre a idade recomendada para essa leitura, Trono de vidro tem classificação indicativa de 14+ anos, já que possui cenas de sexo nos últimos volumes.
Edição de colecionador de Trono de Vidro
Nos últimos tempos, a editora Galera tem publicado belíssimas edições de colecionador dessa série.
Além de cada livro ter uma cor, compondo um arco-íris belíssimo, as edições possuem capa minimalista, pintura lateral e detalhes em dourado.
É realmente uma das edições mais bonitas que já vi!
Série de TV de ToG
A adaptação da coleção Trono de Vidro foi confirmada em 2016, assim como a de Corte de Espinhos e Rosas. Os direitos foram adquiridos pela HULU e era para ser adaptado pelo produtor Mark.
A princípio, a adaptação de Trono de Vidro seria no formato série e não filme. Porém, a adaptação de Corte de rosas e espinhos seria feita primeiro. Poucas informações foram divulgadas até então.
Quem é a escritora Sarah J. Maas?
Sarah J Maas é uma escritora norte-americana, nascida em Nova Iorque, best-seller do New York Times e USA Today. Hoje ela mora na Pensilvânia com seu marido e dois filhos.
Ela começou a escrever sua obra de estreia, Trono de Vidro, aos seus 16 anos no site FictionPress. Até 2021, Sarah vendeu mais de doze milhões de cópias, em mais de 30 idiomas. Outra saga de sucesso da autora é Corte de Espinhos e Rosas (ACOTAR), então aproveite para conhecer todos os livros de Sarah J. Maas.
Conheça outras séries de fantasia Young Adult
Se você está buscando conhecer outras sagas de fantasia com ação, guerra e romance, confira nossos outros guias de leitura:
Ooii, vc considera as cenas mais picantes nos últimos volumes do trono de vidro muito explícitas ou uma pessoa de 14 anos pode ler de boa??
Ooi, Rebeca! As cenas são explícitas a partir do livro 5. Não sei se você já leu a série ACOTAR, da mesma autora, mas as descrições são no mesmo nível. Eu diria que seria uma leitura pelo menos para 15 anos ou mais.